terça-feira, 20 de junho de 2017

Montagem da composteira e oficina de cartazes para o lixo orgânico!

O encontro realizado no dia 13 de junho no clube foi muito produtivo e animado, tendo como foco a montagem de uma composteira, uma forma de auxiliar no destino inteligente para o lixo orgânico produzido tanto na escola ou até mesmo em grandes industrias e em nossas residências.
O processo é muito simples para sua montagem, tendo vários modelos diferentes com tamanhos também que podem se enquadrar na necessidade de cada volume de lixo produzido diariamente.


As composteiras funcionam agindo junto com a ajuda de minhocas e a ação de fungos que irão decompor a matéria orgânica e por fim  transforma-la em adubo, para isso elas devem ser mentidas em um local a sem muita luminosidade, pois as minhocas são sensíveis a este fator e,  além de que a umidade é muito importante neste processo, auxiliando na degradação da matéria.
Para a montagem da nossa composteira utilizamos 3 baldes de gordura vegetal que podem ser encontrados em estabelecimentos como padarias ou lanchonetes, a linha de montagem funciona da seguinte maneira:

1º passo: nos 2 primeiros baldes são feitos furos, mais grandes ( primeiro balde) para que as minhocas que serão colocadas possam transitar entre os dois, e mais pequenos ( segundo balde) para que o líquido que é produzido pela decomposição da matéria possa ser escoado, por sinal este também pode ser usado como adubo pois é muito fértil.

2º passo: na tampa do terceiro balde que ficará responsável por armazenar o líquido, deve ser feito um corte  para que o balde  possa canalizar e passar para ele o líquido produzido.






4º passo: finalizando a montagem, aplicamos no primeiro balde substrato e as minhocas.
Por cima uma camada de resíduos orgânicos deve ser colocada e cobrida com folhas secas ou serragem, assim evitará o mau cheiro que pode ser produzido na decomposição e também ajudara a manter a substrato úmido para os fungos e minhocas.
O tempo para a formação de adubo depende da quantidade de matéria colocada e da ação dos organismos, em 30 à 40 dias, a composteira deve passar por manutenção para a retirada do adubo e recolocar os mateiras necessários para continuar a produzir o fertilizante!






E por fim nossa composteira foi montada, um primeiro passo para revitalizar a horta na escola e também ajudar a dar um fim inteligente e sustentável para os resíduos orgânicos produzidos.
Para ajudar na sensibilização, nossos clubistas também montaram cartazes para colocar nas salas de aulas e no pátio da escola, com o fim de conscientizar alunos e professores à separar o lixo orgânico produzido!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário