terça-feira, 16 de maio de 2017

Lixo Zero!

No encontro da semana passada, no dia 09 de maio, participamos de uma palestra sobre LIXO ZERO.

Aprendemos que o "lixo" deve ser devidamente separado para o descarte pois as consequências geradas pelo mal descarte pode interferir em nosso ambiente, ar, água, animais e inclusive na nossa saúde. Sempre pensamos que o que jogamos as coisas fora, mas, se paramos para analisar não existe "fora", fica tudo no nosso planeta.

Lixo Zero significa não produzir e não acumular muito lixo, seguindo quatro ideias básicas: ter o máximo de aproveitamento, separar os resíduos, destinar corretamente e reduzir o encaminhamento de resíduos para aterros sanitários, tentando Recusar o que for desnecessário, Repensar nossas atitudes, Reduzir ao máximo nossa produção de rejeitos, Reutilizar o que for possível, entre outros, Respeitando sempre o meio ambiente.

Curiosidades:
  • aproximadamente 1,8 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados por ano;
  • há uma média mundial de que cada pessoa gera, por ano, 272 kg de lixo;
  • por ano, em média, 100 mil animais marinhos morrem por consumir resíduos de plástico
Após a palestra realizamos o experimento da quase lâmpada de lava, que você pode conferir aqui! É um experimento muito fácil e legal de fazer, você pode tentar ele em casa!

Confira algumas fotos do nosso encontro:



Ideias básicas do Lixo Zero






Um comentário:

  1. oi tudo bem! Sou aluna de graduação da universidade estadual do ceará... minha orientadora junto com uma turma de amigos todos estudantes de química estamos iniciando um projeto de criação de um clube de ciências ... estou pesquisando clubes de ciências pelo Brasil, buscando experiencias de alunos clubistas, depoimentos ou até mesmo vídeos com declarações desses alunos explicando a importância de ter participado de um clube para mostrar na palestra que teremos com nossos alunos, incentivando-os a participar... vocês poderiam nos ajudar a obter esses depoimentos com seus alunos? Seria muito importante essas trocas de experiencias .

    ResponderExcluir