quinta-feira, 2 de junho de 2016

Mural do "Junho Verde" na escola Machado de Assis

O mês de Junho é referenciado como Junho Verde a partir deste ano em Blumenau - SC, cidade onde a escola do clube se encontra. O Junho Verde consiste em um mês repleto de programações e ações especiais voltadas para o meio ambiente. Os alunos do clube, juntamente com os bolsistas PIBID e a professora Jucélia, montaram um mural relacionado ao assunto.

Consiste em uma árvore segurando o planeta Terra, repleta de mãos que simbolizam a união pelo meio ambiente.

Além disso, a clubista Ana Clara fez um poema relacionado ao meio ambiente, que foi anexado ao mural.

Seguem imagens:










 

Como montar uma lâmpada incandescente caseira: feito no Clube!

No dia 17/05 fizemos uma lâmpada incandescente caseira no Clube de Ciências Fritz Müller. Este experimento faz parte do Projeto Porquê? (clique para obter mais informações).
Neste experimento, utilizamos materiais simples e acreditamos que qualquer pessoa pode fazê-la, pois não necessita de conhecimentos técnicos!

Confira:



É muito interessante, pois entendemos mais ou menos como funciona uma lâmpada incandescente, além do aspecto visual ser muito interessante!

Esperamos que tenham gostado!

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Conhecendo o projeto "Por Quê?"

O projeto Por Quê? surgiu em 2015 a partir da vontade dos clubistas de realizar e entender experimentos que eles viam na internet. Os alunos buscam experimentos que desejam realizar, e após a realização, explicam por que o experimento ocorreu de tal forma.

Conheça alguns dos experimentos já realizados no Clube de Ciências Fritz Müller, em nosso canal do Youtube:

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Uma Pausa no Projeto

Na última terça-feira (19/04) demos uma pausa no nosso projeto para fazer um "Cine Ciências" e o filme escolhido desta fez foi:



SINOPSE

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.


Relato de um Clubista Kaue Campos

" É um filme legal que se passa pela vida do físico Stephen Hawking, onde a gente vê a vida pessoal e a cientifica. Neste filme vemos as teorias de Stephen Hawking para o inicio e fim do universo. Em sua vida pessoal vemos sua esposa, seus filhos e sua doença esclerose lateral amiotrófica.Os médicos disseram que ele tinha apenas dois anos de vida, porém, por alguma razão ele conseguiu superar e está vivo até hoje, com 73 anos. Em sua vida cientifica vemos seu desenvolvimento em projetos sobre a teoria do universo."

Filme super indicado pelos clubistas, não deixem de conferir galera. :)

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Saída à Campo

Fizemos nossa saída à campo para fazer as 1ªs coletas da nossa pesquisa, o PROJETO OCEANO.


Havia uma árvore caída no meio do caminho, fazendo com que nossa 1ª coleta o (Ponto 1) fosse transferido para uma nascente um pouco antes do Parque das Nascentes.


Nosso Ponto 2 foi no Ribeirão Garcia, um ponto com pouca correnteza.


E o Ponto 3 no próprio Rio Itajaí- Açu, no Centro atrás da Thapyoca.


Nos locais fizemos a medição da temperatura e do Ph, vimos a coloração e odor, os testes de cloro e O² dissolvido não tínhamos em mãos.

Fique Ligado no Blog que logo colocaremos os resultados. 




quinta-feira, 7 de abril de 2016

+ do Projeto Oceano

Nesta última terça-feira, demos continuidade a base teórica do nosso projeto, vimos a fauna marinha catarinense, a fauna do Rio Itajaí-Açu e também vimos o que não se pode ver a olho nu, pequeninos Crustáceos, Moluscos, Foraminíferos, escama de peixe, antena de camarão e diferenciamos esfregaços, um com de sangue de um peixe e outro com o de um mamífero.

(Clubista observando)

E Começamos a organizar nossa coleção cientifica de fauna marinha:

(Clubistas separando material)

(Clubista recolocando material)



quinta-feira, 31 de março de 2016

Projeto Oceano

Iniciamos esse ano com um novo projeto muito legal. Iremos analisar as consequências das nossas ações no rio Itajaí Açú, e que consequentemente, irão afetar o oceano. Para isso, iremos fazer a análise da água do rio (como pH, temperatura, coloração, odor, O2 dissolvido, etc.) em vários pontos, desde sua nascente até a sua foz.

Para introduzir o assunto, fizemos a análise do pH da água da escola, para que nossos clubistas praticassem.

A clubista Ana Clara, do 8º ano C contou um pouco do que fizemos:

"Hoje nós coletamos água da escola, pegamos água do bebedouro e da torneira do banheiro. Colocamos as amostras em um becker e fizemos o teste com papel indicador de pH, e funciona assim: pegamos a fitinha com 4 cores, mergulhamos na água e comparamos com as cores que correspondiam ao número do pH. O pH das duas amostras ficou entre 6 e 7".

Para quem não sabe, a água que bebemos tem um pH que varia entre 6 e 9,5, ou seja, a água da nossa escola está com um pH próprio para consumo

Clubista fazendo a análise do pH

pH da água do bebedouro da escola