quinta-feira, 7 de julho de 2016

Eu não moro na PRAIA, o que eu tenho a ver com os OCEANOS? Uma investigação do Clube de Ciências Fritz Müller

Nós moramos na cidade de Blumenau, circulada pelo Rio Itajaí-Açú, quais as nossas relações do nosso lugar com o mar? Quais impactos têm as nossas atividades com a água do mar? Conversar sobre estas questões resultou em um projeto de investigação do nosso Clube de Ciências.
Para isso, desenvolvemos um projeto de investigação sobre o oceano e nossas influencias sobre ele. Chamamos de PROJETO OCEANO; 
Nele tivemos como objetivo: analisar e comparar a qualidade da água em pontos específicos do rio com base em uma escala de localização desses pontos, da nascente até a foz do rio, identificar todos os organismos encontrados na água do rio e do mar, resultados obtidos para sensibilizar a comunidade sobre a importância de manter a qualidade da água dos rios.
Para isso, saímos a campo e coletamos amostras de água em ribeirões e no rio Itajaí-Açú como nossa forma de estudos. Com os resultados em mãos, começamos a realizar ações para sensibilizar a comunidade da importância de conservar a qualidade da água.
Concluímos a investigação com a necessidade de  com a necessidade de estudar o rio Itajaí-Açú para saber como nossas ações influenciam na qualidade da água, que posteriormente irá desembocar no oceano, e afetará a vida marinha e a dos seres humanos também.

Visita ao Museu Oceanográfico UNIVALI em Piçarras!

No dia 28 de Junho, como extensão do nosso Projeto Oceano, os clubistas foram visitar o Museu Oceanográfico Univali, em Piçarras.
Segundo o site da Univali, o Museu Oceanográfico Univali (MOVI), foi criado em 1987 e está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior da América Latina. O MOVI tem como objetivo desenvolver coleções de referência que representem o maior número de espécies marinhas, possibilitando pesquisas taxonômicas e biogeográficas e com isso buscando representar o conjunto da biodiversidade do litoral brasileiro. Além disso, objetiva divulgar e expor as características do nosso patrimônio biológico marinho para a educação e para o deleite do público que nos visita, promovendo a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.



Alguns clubistas deram o seu relato sobre essa visita:

"No museu vimos muitos animais, lá havia uma grande diversidade de vida. Além disso, achei muito legal os vídeos e o resto de coisas lá como fósseis encontrados no oceano. A visita foi realmente muito interessante!
O que mais gostei foi a parte sobre universo, no começo, que falava sobre evolução e o homem na lua." (Helena Heloisa Hoffmann)


"Quando fui ao museu, eu percebi o quanto o mar é lindo e precioso. Vi o quanto é importante cuidarmos dele, lá nos mostraram uns vídeos sobre a sua importância, e esse vídeo abriu meus olhos para cuidar de uns dos bens mais preciosos da humanidade.
E com isso vimos coisas muito legais como peixes, baleias, tubarões, entre outras espécies. Vimos a história da exploração marinha e alguns exploradores e cientistas como Darwin. Foi bem inspirador nossa viagem ao museu e lembre-se: cuide bem disso, já fiz minha parte!" (Flávia Pretzel)


"No Museu Oceanográfico Univali vimos vídeos sobre o oceano, vários tipos de animais marinhos, ouvimos sons de golfinhos, baleias, entre outras coisas. Foi bem interessante aprender sobre o que há nas profundidades do oceano. Gostei da parte onde tinham fósseis." (Camylle Rahn)


"No museu, o que mais gostei foi dos vídeos, eles foram realmente impactantes. O lugar em si, me provocou uma sensação muito boa, me deixou realmente envolvida com os conteúdos, os animais e os objetos do museu. E eu gostei muito de como os animais estavam dispostos em linha evolutiva, dos poríferos aos mamíferos. Foi além das minhas expectativas." (Ana Clara Reuter)


Se ficou com vontade de conhecer o museu, clique aqui e veja um vídeo que vimos lá!